Apoiador dos camponeses da área Canaã, em Rondônia, é agredido por milícia rural


 
Jaru, 26 de março de 2012
 
O radialista PJ nos relatou a seguinte denúncia: por volta do meio dia de quarta-feira (dia 21 de março) ele estava sozinho a pé, próximo ao antigo mercado Triangulina, em Jaru, quando uma caminhonete prata parou bruscamente perto dele. 5 elementos armados desceram, empurraram o companheiro contra a caminhonete e deram vários socos em suas costas e peito. Perguntavam nomes de líderes do fechamento da ponte e quem matou o latifundiário Daniel Stivanin. Assim que escapou, PJ se abrigou numa loja próxima. O companheiro sempre apoiou a luta dos camponeses da área Canaã e está com medo de registrar ocorrência porque a polícia sempre se coloca contra a luta camponesa.
 
A situação das áreas Canaã e Raio do Sol é extremamente grave, um despejo pode ocorrer a qualquer momento. A “justiça” estadual e a gerência Dilma (PT), através do Incra e Ouvidoria Agrária, só deixam uma saída para os camponeses: resistir ao despejo. Qualquer conflito que ocorrer naquelas terras é de inteira responsabilidade da presidente Dilma (PT) e do juiz José Augusto Alves Martins.
 
Conclamamos os trabalhadores do campo e cidade, estudantes, comerciantes e democratas para denunciar a agressão contra o radialista PJ e para apoiar ativamente a justa luta dos camponeses pelo sagrado direito à terra.
 
O povo quer terra, não repressão!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Fim imediato dos despejos das áreas Canaã e Raio do Sol!
 
LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental


PARA ENTENDER MELHOR A ESCALADA DA VIOLÊNCIA EM RONDÔNIA 


O latifundiário Daniel Roberto Stivanin, 64 anos, foi assassinado sexta-feira (16/03/2012) em frente de sua residência em Ariquemes. Segundo informações, ele estava parado falando ao celular quando dois homens em uma moto chegaram e dispararam quatro vezes. Por sua vez, Daniel Stivanin tinha sido detido n o dia 29/11/12, acusado em relação ao homicídio do casal Luiz Jorge Rodrigues e Geni Alves Rodrigues, líderes do Assentamento São Francisco, em Ariquemes. O latifundiário, no entanto, já estava livre dia 02/12/2011.  As mortes dos camponeses aconteceram em 18/01/2006. No dia da detenção o fazendeiro também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma, uma pistola calibre 38.

Daniel Stivani reivindicava ser o proprietário de terras do Lote 131, Linha C-70 da Gleba Burareiro, em Ariquemes onde moram e trabalham faz uns onze anos cerca de duzentas famílias de pequenos agricultores. Apesar disso, Daniel Stivanin tinha ganho na justiça o direito de posse da área e até o momento não tinha sido possível um acordo. As famílias estavam ameaçadas de despejo, ordenado pela justiça para o dia 5/12/11. O arcebispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, chegou a ser ameaçado pelo fazendeiro por ter intercedido a favor dos pequenos agricultores junto a Ouvidoria Agrária.

Corpo do ex-latifundiário

Comentários

Anônimo disse…
hola pj sou do assentamento sao francisco ariquemes o senhor daniel sempre nos ameaçou e a policia sempre nos ingnorou,mas nos sempre pediu a deus que nos cuidase,porque em rondonia nao tem justiça,os latifundiario tem mais direito as terras e nao produzem nada,eu vivo da terra vendo tudo que produz pra prefeitura de ariquemes ,se formo tirado da terra oque vai ser de nosos filhos,fomos ouvido pelos tais direitos humano ,que nao o fez nada pra nos defender,em que pais vivemos,quantas mortes teremos que ver pra ter nossos direitos ouvido,a policia nao faz nada,somos taxados de vagabundos,na minha terrrinha tenho 4000mil pes de cafe 2000mil pes de banana abobora entre outras coisas,sustento minha familia,nao tenho estudo oque vou fazer na cidades,um grande abraço a todos os companheiros,
Anônimo disse…
um bom dia a todos sou integrantes do asentamento sao francisco,gente fomos despejado do assentamento sao francisco,sem direito a colher nada os cafe esta na hora da colheita,o juiz de ariquemes determinou que saisemos imediatamente,estamos a margens da ro sentido machadinho,ate agora nao apareceu ninguen pra nos auxiliar,o desespero e total sao 43 crianças de baixo de barracos ;idoso pasando mal de tanto calor;sem nenhuma estrutura,e asim que somos tratatdos,sem direito a nada eu estou,tao triste ,na minha terra ficou 5000mil pes de cafe,sem colher,3000 mil pes de banana.40000mil pes de mandioca,entre outros plantaçoes,ese e o nosso brasil,nao tenho nem como explicar como estou me sentido,nao consego nen dormir,os cliente ligando pedindo mercadoria e nao posso entregar;como vou sustentar meus filhos,como sempre venceu oque tem mais dinheiro,a situaçao e terivel.homem chorando,perguntado oque vamos fazer agora,pedimos a todos que horem a deus que mande um luz ,obrigada
Anônimo disse…
Safados!!!

Postagens mais visitadas