MARCHA DAS VADIAS EM SALVADOR


Por que Marchamos?

As mulheres do mundo todo estão ocupando as ruas, protestando contra todas as formas de repressão sexual e por serem culpabilizadas pela violência que sofrem. Movimento iniciado no Canadá, contra a culpabilização da mulher pelo estupro, vem tomando o mundo. A Slut Walk começou a se desenrolar em Toronto, no Canadá, quando em uma universidade, um policial dava uma palestra sobre segurança no campus universitário e argumentou que as estudantes deveriam evitar se vestir como vagabundas (daí vem o termo sluts) para não se tornarem alvo fácil de estupros. Diante de uma declaração infeliz como esta, as estudantes decidiram protestar. E com razão! Ou será que é normal sofrer uma trágica e forçada agressão ao nosso corpo e mente e ainda assim nos sentirmos culpadas? Não restam dúvidas de que estupro é uma violência de gênero que provoca medo entre as mulheres. E o inaceitável deve girar em torno da violência praticada a uma mulher e não em torno das nossas roupas! Sim, vamos continuar nos vestindo do jeito que quisermos! Dados estatísticos nos revelam que no Brasil a cada 15 segundos uma mulher é espancada, e 35% das mulheres no Brasil e no mundo já sofreram abuso sexual. Criminalizar a mulher pela violência sofrida é uma das formas de dominação não só de seus corpos, mas de suas vidas! Essa violência tem agressor, e não é nossas roupas!

As mulheres já saíram em marcha pelas ruas do mundo protestando, gritando e dizendo: Somos donas de nossos corpos! Queremos exercer a nossa sexualidade!

A Marcha das Vadias, que começou no Canadá, já aconteceu na Argentina, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, Nova Zelândia e agora toma conta do Brasil. Cidades como Juiz de Fora - MG, Brasília - DF, Natal - RN, Florianópolis - SC, Recife - PE, São Paulo - SP já marcharam, e agora chegou a vez de Salvador, cidade em que o movimento social de mulheres é vanguarda na luta pelos seus direitos. Participe e mobilize seu grupo para a Marcha das Vadias - Slut walk Salvador.

A Marcha acontecerá no dia 02 de julho, protestando no desfile. A concentração do grupo será às 08:00 no Largo da Lapinha - Monumento Maria Quitéria. Traga seus cartazes e faixas de protesto.
Viemos anunciar que não somos apenas bunda e peito, merecemos Respeito!!

O QUE? Marcha das Vadias.
ONDE? Largo da Lapinha ? Salvador - BA.
QUANDO? 02 de julho, às 08h.

Comentários

Postagens mais visitadas