SALVADOR ALLENDE E CARLOS LAMARCA





Dois caminhos, dois enfrentamentos

Setembro é mês fundamental na história da América Latina. Dois episódios são reveladores das lutas pela democracia e da resistência a regimes de terror implementados no continente.

No Chile, a agressão imperialista ao regime socialista implementado pelo governo de Salvador Allende e o sanguinário golpe militar, comandado pela CIA americana e operado pelo genocida Augusto Pinochet, massacraram o povo chileno por longo período. No Brasil, para eliminar o capitão Carlos Lamarca, líder da guerrilha brasileira, a ditadura civil-militar montou amplo cerco no sertão da Bahia, torturou muitas pessoas do povo e executou militantes. Lamarca, Zequinha Barreto, seus irmãos, seu pai e outros companheiros foram massacrados sob as vistas de toda a população e seus corpos expostos como exemplo para quem ousasse lutar.

Esses dois comandantes das lutas dos povos latino-americanos são homenageados pelo Sábado Resistente no próximo dia 11 de setembro como exemplos de dedicação à libertação de nosso continente através de filmes inéditos e debates com seus realizadores.

PROGRAMAÇÃO

14h00 - Boas-Vindas – Katia Felipini (Museóloga – coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Ivan Seixas (Jornalista – presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo)

14h15 – Homenagem ao Presidente Salvador Allende e ao povo chileno
15h30 – Projeção do filme À luz do dia
16h00 – O Fórum Direito à Memória e à Verdade e a Décima Celebração aos Mártires
Roque Aparecido da Silva (Coordenador das homenagens na Bahia)
Maria Sena (Cineasta – autora dos filmes À luz do dia e Massacre de Buritis)

17h00 – Debate

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e pelo Memorial da Resistência de São Paulo, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Comentários

Postagens mais visitadas