PROTESTO CONTRA XENOFOBIA DO GOVERNO SARKOZY


                                   SARKOZY, O XENÓFOBO




Milhares de pessoas protestaram em toda a França e em outros países europeus contra a política de segurança "xenófoba" do presidente Nicolas Sarkozy e contra as expulsões em massa de ciganos.

As manifestações foram organizadas em diversas cidades francesas e diante das embaixadas francesas de várias cidades da União Europeia (UE), convocadas por dezenas de organizações com o apoio de sindicatos e de partidos de oposição.

Em Paris, a marcha foi liderada por ciganos romenos, acompanhados de personalidades políticas, sindicais e artísticas reunidas atrás de uma faixa com os dizeres "Não à xenofo
bia e à política do castigo. Liberdade, igualdade, fraternidade".

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, atingido pelo escândalo político-financeiro que afeta seu ministro do Trabalho, Eric Woerth, e com a popularidade em baixa, tentou ganhar força no final de julho anunciando um endurecimento de sua política de segurança após diversos crimes com ampla divulgação da mídia.

Mas ao anunciar o desmantelamento de acampamentos ilegais de ciganos e a possibilidade de retirar a nacionalidade de alguns criminosos de origem estrangeira, Nicolas Sarkozy provocou a indignação da oposição e a preocupação da ONU, da Comissão Europeia e do Vaticano.

No restante da Europa, a maior mobilização foi realizada em frente à embaixada francesa em Roma, com centenas de manifestantes.

Em Bruxelas, um cartaz indicava "Ciganos, imigrantes. Quem serão os próximos?" e em Barcelona, outro pedia "Basta de deportações".

Desde o final de julho, cerca de 1.000 ciganos romenos e búlgaros foram expulsos e cem acampamentos ilegais foram desmantelados.

A ONU pediu no final de agosto que a França "evite" os "discursos políticos discriminatórios". Mas parece que Sarkozy não consegue se controlar.

Sarkozy assume cada vez com mais clareza sua filiação ao fascismo. Não foi à toa que o gesto de intolerância foi aplaudido pelo governo fascista de Berlusconi.

Comentários

Postagens mais visitadas