Afghan Massacre 4/4



Em novembro passado fez dez anos que aconteceu o massacre de milhares de prisioneiros talibãs próximo a Sheberghan, no Afeganistão. Um senhor de guerra afegão assumiu a responsabilidade pela manutenção do controle sobre soldados derrotados, no entanto foram encaminhados ao extermínio. Durante um período de três dias, algumas testemunhas presenciaram milhares de presos serem sufocados até a morte em contêineres metálicos ou mortos a tiros. O General Abdul Rashid Dostum, aliado dos Estados Unidos, foi o encarregado da operação.

O documentário 'Afghan Massacre: the Convoy of Death' - produzido e dirigido pelo cineasta irlandês e produtor da BBC Jamie Doran - foi o filme pioneiro na divulgação do massacre de talibãs ocorrido em 2001.

De acordo com testemunhas, as Forças Armadas dos Estados Unidos supervisionaram, ou melhor, orquestraram o assassinato de mais de 3000 prisioneiros.

Uma versão reduzida do documentário foi exibida no Parlamento Europeu e no parlamento da Alemanha em junho de 2002, causando muita polêmica. Contrariando protestos do governo norte-americano, o documentário completo foi exibido posteriormente em várias televisões estatais de diversos países, como Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Austrália. O programa, no entanto, nunca foi exibido nos Estados Unidos, onde não recebeu nenhuma cobertura da mídia, o que significa que no Brasil, vassalo fiel, o assunto também sempre foi solenemente ignorado.

* Infelizmente o vídeo está em inglês. 

Zantonc (com dados traduzidos do site Uruknet.info)


Comentários

Postagens mais visitadas