PISTOLEIROS DESTROEM PONTE E IMPEDEM CIRCULAÇÃO EM ESTRADA

Escrito por CODEVISE - Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina   
Sex, 19 de Novembro de 2010
 Nos últimos dias tem aumentado a tensão na área da Fazenda Santa Elina. Desde o dia 10 de novembro têm chegado à fazenda Maranatha grupos de pistoleiros armados.  Esta fazenda é uma das três que fazem parte da Santa Elina e é vizinha da área que foi cortada pelos camponeses. Segundo informações dos camponeses, atualmente o bando armado já conta com mais de 20 pistoleiros.

 Além de intimidar e fazer ameaças, os pistoleiros derrubaram uma ponte e trancaram com correntes e cadeados todas as porteiras na estrada que dá acesso ao município de Chupinguaia, isolando centenas de pessoas que agora precisam dar uma volta de mais de 200 km para chegar ao outro lado na área cortada pelos camponeses.

Essa estrada que foi bloqueada, apesar das péssimas condições, seria uma rodovia estadual e é usada há muitos anos pelos moradores da região de Chupinguaia, Guarajus, Corumbiara, Vitória da União e outras localidades.
Também existem diversos boatos na região que estaria sendo preparado para os próximos dias uma operação de despejo na área.
Contra os camponeses a polícia já esteve diversas vezes dentro da área, mas nunca foram apurar as diversas denúncias feitas contra os latifundiários e seus bandos armados.
Qualquer coisa que venha acontecer com os camponeses será de inteira responsabilidade dos latifundiários da região, do velho Estado e seus órgãos, como Incra, Ouvidoria Agrária e Judiciário, que há mais de 15 anos enrola os camponeses com falsas promessas, criminaliza a justa luta pela terra e fecha os olhos diante dos crimes do latifúndio como os fatos acima mencionados.
Conclamamos a todas as organizações e pessoas democráticas que denunciem esses fatos e defendam os camponeses pobres e sua luta.
Apesar de todas as ameaças, já estamos todos em seus lotes produzindo e construindo um novo futuro, vamos celebrar isso com uma grande festa e nada vai nos tirar dessa terra.
O povo quer terra e não repressão!
Terra para quem nela trabalha!

Viva a Revolução Agrária!
 
CODEVISE - Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina


Comentários

Postagens mais visitadas