SEBASTIÁN "PINOCHET" PIÑERA MOSTRA SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A JUVENTUDE CHILENA



Marcha de estudantes no Chile deixa 107 detidos e 9 feridos, diz polícia

Vinte mil alunos protestaram por benefícios na educação em Santiago.


Manifestações acontecem há duas semanas no país.

Da France Presse
 
Cerca de 20 mil estudantes do ensino médio marcharam nesta quinta-feira (23) pelas ruas de Santiago, durante uma nova manifestação para exigir maiores contribuições fiscais para a educação pública no Chile. Os distúrbios deixaram 107 detidos e nove feridos, segundo a polícia.

A marcha dos estudantes - que se encontram mobilizados há mais de duas semanas - partiu da praça Itália e percorreu pacificamente o centro da cidade até os arredores do ministério da Educação.

    Ao se aproximar do fim, pessoas encapuzadas enfrentaram a polícia em confrontos que deixaram nove policiais feridos, que foram levados ao hospital da corporação. Além disso, 107 pessoas foram detidas por "desordens e danos a veículos da polícia".

    Os alunos exigem uma maior contribuição pública para a educação chilena - que acolhe 90% dos 3,5 milhões de alunos chilenos de colégios públicos e que recebem subsídios do Estado -, através de benefícios como transporte público gratuito e melhor infraestrutura.

    Também pedem que o Estado central volte a tomar o controle dos colégios, cuja administração está nas mãos dos municípios desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

    Atualmente, o gasto público do Chile para a educação alcança 4% do PIB, abaixo dos 7% dos países desenvolvidos recomendados pela Unesco. De acordo com dados dos alunos, cerca de 500 colégios - nos quais também incluem-se alguns privados - estão mobilizados em Santiago.

    Os estudantes universitários, por sua vez, também encontram-se mobilizados, exigindo maiores contribuições fiscais para as universidades, financiadas em sua maioria por recursos própios e tarifas elevadas, pagas através de empréstimos com juros de mercado.

    Há uma semana, 70 mil universitários, alunos de ensino médio e professores se uniram em uma grande marcha pelo centro de Santiago, considerada a maior dos últimos anos no Chile.

    CONFIRAM ABAIXO AS IMAGENS DAS PROPOSTAS QUE O HERDEIRO DE PINOCHET TEM A OFERECER AOS ESTUDANTES CHILENOS. 
    LEMBREM-SE DE QUE O PLAYBOY INSTALADO NO PODER A PESO DE OURO É O MESMO TROGLODITA QUE DÁ CONTINUIDADE AO MASSACRE DO POVO MAPUCHE.


    Chile protesto 4 (Foto: Claudio Santana / AFP Photo)

    Chile protesto 6 (Foto: Claudio Santana / AFP Photo)










    Comentários

    Postagens mais visitadas