CEBRASPO convida para palestra "India: dominação imperialista e revolução"



O CEBRASPO - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos em conjunto com os Programas de Pós Graduação da UFF e o NIEP - Núcleo Interdisciplinar de Estudos  e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF, promovem a palestra "Índia: dominação imperialista e revolução" com Amit Bhattacharyya, professor de História da Universidade de Jadavpur (Calcutá, Índia). 

 
 A palestra acontecerá no dia 10 de agosto, no auditório do ICHF (Campus do Gragoatá – Bloco O, 2º andar), da Universidade Federal Fluminense, também com início as 19 horas.

Na ocasião, o professor Amit abordará a dominação imperialista na Índia, desde o fim da colonização inglesa; os projetos econômicos contemporâneos que têm por base projetos de mineração e exploração de recursos naturais que estão expulsando milhares de camponeses, dalits e advasis de suas terras comunais. Também abordará a história do movimento revolucionário indiano desde o final dos anos de 1960 até o período atual de reorganização da luta revolucionária dirigida pelo Partido Comunista Indiano (PCI - maoísta), que abrange um vasto território do país.

A repressão sangrenta sobre os povos em luta na Índia tem levado a uma ampla campanha internacional em defesa da luta do povo indiano com a participação de intelectuais, democratas e ativistas, entre estes a escritora indiana Arundhaty Roy e o escritor, jornalista e ensaísta sueco Jan Myrdal.

Além da atividade na Universidade Federal Fluminense, o professor Amit conferiu uma palestra na Universidade Federal de Pernambuco, no dia 4 de agosto último.

CEBRASPO – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos

Comentários

Postagens mais visitadas