LISTA SUJA DO TRABALHO ESCRAVO



Escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade.


A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados "gatos". Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.

Esses gatos recrutam pessoas em regiões distantes do local da prestação de serviços ou em pensões localizadas nas cidades próximas. Na primeira abordagem, mostram-se agradáveis, portadores de boas oportunidades de trabalho. Oferecem serviço em fazendas, com garantia de salário, de alojamento e comida. Para seduzir o trabalhador, oferecem "adiantamentos" para a família e garantia de transporte gratuito até o local do trabalho.

O transporte é realizado por ônibus em péssimas condições de conservação ou por caminhões improvisados sem qualquer segurança. Ao chegarem ao local do serviço, são surpreendidos com situações completamente diferentes das prometidas. Para começar, o gato lhes informa que já estão devendo. O adiantamento, o transporte e as despesas com alimentação na viagem já foram anotados em um "caderno" de dívidas que ficará de posse do gato. Além disso, o trabalhador percebe que o custo de todos os instrumentos que precisar para o trabalho - foices, facões, motosserras, entre outros - também será anotado no caderno de dívidas, bem como botas, luvas, chapéus e roupas. Finalmente, despesas com os improvisados alojamentos e com a precária alimentação serão anotados, tudo a preço muito acima dos praticados no comércio.

Convém lembrar que as fazendas estão distantes dos locais de comércio mais próximos (o trabalhador é levado para longe de seu local de origem e, portanto, da rede social na qual está incluído. Dessa forma, fica em um estado de permanente fragilidade, sendo dominado com maior facilidade), sendo impossível ao trabalhador não se submeter totalmente a esse sistema de "barracão", imposto pelo gato a mando do fazendeiro ou diretamente pelo fazendeiro.

Se o trabalhador pensar em ir embora, será impedido sob a alegação de que está endividado e de que não poderá sair enquanto não pagar o que deve. Muitas vezes, aqueles que reclamam das condições ou tentam fugir são vítimas de surras. No limite, podem perder a vida.

Condições de trabalho

Produtores rurais das regiões com incidência de trabalho escravo afirmam, com freqüência, que esse tipo de relação de serviço faz parte da cultura ou tradição. Contudo, mesmo que a prática fosse comum em determinada região - o que não é verdade, pois é utilizada por uma minoria dos produtores rurais -, jamais poderia ser tolerada.

A Convenção nº 29 da OIT de 1930, define sob o caráter de lei internacional o trabalho forçado como "todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob a ameaça de sanção e para o qual não se tenha oferecido espontaneamente." A mesma Convenção nº 29 proíbe o trabalho forçado em geral incluindo, mas não se limitando , à escravidão. A escravidão é uma forma de trabalho forçado. Constitui-se no absoluto controle de uma pessoa sobre a outra, ou de um grupo de pessoas sobre outro grupo social.

Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez que não mais se utilizam correntes para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima.





Alojamento

O tipo de alojamento depende do serviço para o qual o trabalhador foi aliciado. As piores condições são, normalmente, as relacionadas com a derrubada de floresta nativa devido à inacessibilidade do local e às grandes distâncias dos centros urbanos. Como não há estrutura nenhuma e o proprietário não disponibiliza alojamentos, muito menos transporte para que o trabalhador durma próximo da sede da fazenda, a saída é montar barracas de lona ou de folhas de palmeiras no meio da mata que será derrubada. Os trabalhadores rurais ficam expostos ao sol e à chuva.

Pedro, de 13 anos de idade, perdeu a conta das vezes em que passou frio, ensopado pelas trovoadas amazônicas, debaixo da tenda de lona amarela que servia como casa durante os dias de semana. Nem bem amanhecia, ele engolia café preto engrossado com farinha de mandioca, abraçava a motosserra de 14 quilos e começava a transformar a floresta amazônica em cerca para o gado do patrão. Foi libertado em uma ação do grupo móvel no dia 1o de maio de 2003 em uma fazenda, a oeste do município de Marabá, Sudeste do Pará.

De acordo com fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, uma das fazendas vistoriadas contava com excelentes alojamentos de alvenaria munidos de eletrodomésticos para serem mostrados aos fiscais. "Mas os escravos estavam em barracos plásticos, bebendo água envenenada e foram mantidos escondidos em buracos atrás de arbustos até que nós saíssemos. Como passamos três dias sem sair da fazenda, os 119 homens começaram a ‘brotar' do chão e nos procuraram desesperados, dizendo que não eram bichos".

Outro caso flagrado pelo Grupo Móvel: a equipe de fiscalização já libertou peões que ficavam alojados no curral, dormindo com o gado à noite, em uma propriedade, em Buriticupu (MA), no dia 08 de abril de 2001, segundo os relatórios do Ministério do Trabalho e Emprego.

Saúde

Na fronteira agrícola, é comum que doenças tropicais como malária e febre amarela sejam endêmicas, além de exibir alta incidência de algumas moléstias que estão em fase de desaparecimento em outras regiões, como a tuberculose. Quando ficam doentes, os trabalhadores escravizados, na maioria das vezes, são deixados à própria sorte pelos "gatos" e os donos das fazendas. Os que conseguem andar caminham quilômetros até chegar a um posto de saúde, enquanto os casos mais graves podem permanecer meses em estado de enfermidade até que melhorem, apareça alguém que possa levá-los para a cidade ou, na pior das hipóteses, venham a falecer.

Devido aos altos índices de desemprego na região, há um grande contingente de pessoas em busca de um serviço que possa prover o seu sustento e o de sua família. Essa grande quantidade de mão-de-obra ociosa é um exército de reposição. Uma pessoa doente torna-se um estorvo, apenas uma boca a ser alimentada, pois fica alienada da única coisa que interessa ao dono da terra, que é sua força de trabalho. Por isso, não são raros os relatos de pessoas que foram simplesmente mandadas embora após sofrerem um acidente durante o serviço.

Luís deixou sua casa em uma favela na periferia da capital Teresina e foi se aventurar no Sul do Pará para tentar impedir a fome de sua esposa e de seu filho de quatro meses. Logo chegando, trabalhou em uma serraria, que transformava a floresta em tábuas, onde perdeu um dedo da mão quando a lâmina giratória desceu sem aviso. "Me deram duas caixas de comprimido: uma para desinflamar e outra para tirar a dor, e me mandaram embora", conta. Segundo Luís, os patrões não queriam ter dor de cabeça com um empregado ferido. Ele foi libertado de uma fazenda no Sul do Pará, em fevereiro de 2004, durante uma ação de um grupo móvel de fiscalização.

A pecuária é uma das principais atividades que utilizam trabalho escravo, para tarefas como derrubada de mata para abertura ou ampliação da pastagem e o chamado "roço da juquira" - que é retirada de arbustos, ervas daninhas e outras plantas indesejáveis. Para este último, além da poda manual, utiliza-se a aplicação de veneno. Contudo, não são fornecidos aos aplicadores equipamentos de segurança recomendados pela legislação, como máscaras, óculos, luvas e roupas especiais. A pele dos trabalhadores, ao fim de algumas semanas, está carcomida pelo produto químico, com cicatrizes que não curam, além de tonturas, enjôos e outros sintomas de intoxicação.

Carlos, 62 anos, foi encontrado doente na rede de um dos alojamentos de uma fazenda de gado, em Eldorado dos Carajás, e internado às pressas. Tremia havia três dias, não de malária ou de dengue, mas de desnutrição. No hospital, contou que estava sem receber fazia três meses, mesmo já tendo finalizado o trabalho quase um mês antes. O gato teria dito que descontaria de seu pagamento as refeições feitas durante esse tempo parado. Foi libertado por um Grupo Móvel de Fiscalização em dezembro de 2001.

Saneamento

Não há poços artesianos para garantir água potável com qualidade, muito menos sanitários para os trabalhadores. O córrego de onde se retira a água para cozinhar e beber muitas vezes é o mesmo em que se toma banho, lava-se a roupa, as panelas e os equipamentos utilizados no serviço. Vale lembrar que as chuvas carregam o veneno aplicado no pasto para esses mesmos córregos.

Alimentação

Os próprios peões usam o termo "cativo" para designar o contrato em que um trabalhador tem descontado o valor da comida de sua remuneração. O dever de honrar essa dívida de natureza fraudulenta com o "gato" ou o dono da fazenda é uma das maneiras de se escravizar uma pessoa no Brasil. Ao passo que o contrato em que o trabalhador recebe a comida sem desconto na remuneração é chamado de "livre".

A comida resume-se a feijão e arroz. A "mistura" (carne) raramente é fornecida pelos patrões. Em uma fazenda em Goianésia, Pará, as pessoas libertadas em novembro de 2003 eram obrigadas a caçar tatu, paca ou macaco se quisessem carne. Enquanto isso, mais de 3 mil cabeças de gado pastavam na fazenda, que se espreguiça por cerca de 7,5 mil hectares de terra. "Tem vez que a gente passa mais de mês sem carne", lembra Gonçalves, um peão que prestava serviço na fazenda.

Em muitas fazendas, a única ocasião em que se come carne é quando morre um boi. Na fazenda em que Luís foi libertado, em fevereiro de 2004, a única "mistura" que estava à disposição dos libertados era carne estragada, repleta de vermes.

Maus tratos e violência

Não é o objetivo deste texto analisar as histórias de humilhação e sofrimento dos libertados. Mas vale ressaltar que há em todas elas uma presença constante de humilhação pública e de ameaças, levando o trabalhador a manter-se em um estado de medo constante.

Muitas vezes, quando peões reclamam das condições ou querem deixar a fazenda, capatazes armados os fazem mudar de idéia. "A água parecia suco de abacaxi, de tão suja, grossa e cheia de bichos." Mateus, natural do Piauí, e seus companheiros usavam essa água para beber, lavar roupa e tomar banho. Foi contratado por um gato para fazer "roça de mata virgem" - limpar o caminho para que as motosserras pudessem derrubar a floresta e assim dar lugar ao gado - em uma fazenda na região de Marabá, Sudeste do Pará. Contou ao Grupo Móvel de Fiscalização que, no dia do acerto, não houve pagamento. Ele reclamou da água na frente dos demais e por causa disso foi agredido com uma faca. "Se não tivesse me defendido com a mão, o golpe tinha pegado no pescoço", conta, mostrando um corte no dedo que lhe tirou a sensibilidade e o movimento. "Todo mundo viu, mas não pôde fazer nada. Macaco sem rabo não pula de um galho para outro." Mateus foi instruído pelo gerente da fazenda a não dar queixa na Justiça.

"Sempre que vejo um trabalhador cego ou mutilado pergunto quanto o patrão lhe pagou pelo dano e eles têm me respondido assim: ‘um olho perdido - R$ 60,00. Uma mão perdida - R$ 100,00'. E assim por diante. Estranho é que o corpo com partes perdidas tem preço, mas se a perda for total não vale nada", afirma um integrante da equipe de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: http://www.reporterbrasil.org.br





Uma das faces mais cruéis do capitalismo no Brasil é a existência de trabalho escravo no campo. Milhares de indivíduos são explorados inescrupulosamente por verdadeiros bandidos rurais. Nossos latifundiários, hoje repaginados como ruralistas, nunca abdicaram do uso do terror sobre os camponeses. É UMA VERGONHA PARA A HUMANIDADE A EXISTÊNCIA DE TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL. A INEFICÁCIA DO ESTADO PARA ERRADICÁ-LO BEIRA À CONIVÊNCIA.

Zantonc







LISTA SUJA DO TRABALHO ESCRAVO


Proprietário/Nome da propriedade/Localização/Município/Estado/CNPJ ou CPF ou CEI (apenas os números)/Número de trabalhadores envolvidos (marcado em vermelho no texto)/ Ramo de atividade


Abdon Lustosa Neto Fazenda Sossego Zona Rural, Vicinal Tuerê Novo Repartimento Pará (PA) 19160801115 26 Criação de bovinos para corte, criação de suínos e exploração florestal


Adailto Dantas de Cerqueira Fazenda São Jorge BR-222, km 109, Povoado São Miguel, Zona Rural Santa Luzia Maranhão (MA) 09190619587 45 -

Adelino Gomes de Freitas Fazenda Campelobo Lote 48 da Suçuapara Agropastoril Ltda - Zona Rural Santana do Araguaia Pará (PA) 02633663168 56 Criação de bovinos para corte

Ademar Almeida Freire Fazenda Guaxuba Zona Rural Lábrea Amazonas (AM) 01380407532 2
-
Adenilson Rodrigues da Silva Fazenda Santa Rosa do Pará Zona Rural Cumaru do Norte Pará (PA) 46960724104 154 Criação de bovinos para corte

Admir Ferreira Lino Fazenda Engenho de Ferro Estrada Camapuã - Aerado - Zona Rural Camapuã Mato Grosso do Sul (MS) 20571321100 12 Produção de carvão vegetal

Agrisul Agrícola Ltda. Fazenda e Usina Debrasa Rodovia MS-395, km 30 - Zona Rural Brasilândia Mato Grosso do Sul (MS) 04773159000280 1011 Cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de álcool

Agrocana JFS Ltda Agrocana JFS Rua Marilu da Silva 160 - A Ceres Goiás (GO) 05351494000172 36 Cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de álcool

Agropecuária Caracol Ltda Fazenda Caracol Rod. Transamazônica, Km 40, margem esquerda, 16 Km Cachoeirinha Tocantins (TO) 02138386000128 60 Criação de bovinos para corte e cultivo de arroz

Alaílson Ferreira de Carvalho Fazenda Novo Estado Zona Rural Figueirão Mato Grosso do Sul (MS) 97094900104 9 Produção de carvão vegetal

Alberto Vilela Fazenda Faustinos Zona Rural Doverlândia Goiás (GO) 29209498100 8 Criação de bovinos

Alcides Reinaldo Gava Fazendas Reunidas São Marcos e São Bento Zona Rural Carutapera Maranhão (MA) 05059720772 18 Criação de bovinos para corte

Alcoopan Álcool do Pantanal Ltda Fazenda Olho D´Água Estrada Coenge, km 16 Poconé Mato Grosso (MT) 37497237000130 318 Cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de álcool

Alexandre Luciano dos Santos Prata Fazenda Rancho da Prata BR 010 - Vila Ligação Dom Eliseu Pará (PA) 03211860100 13 Criação de bovinos para corte e produção de carvão vegetal

Almerindo Nolasco das Neves Fazenda Uberlândia Rua Safira - nº 48 Açailândia Maranhão (MA) 01209876515 27 Criação de bovinos para corte

Alsis Ramos Sobrinho Carvoaria do Alsis Rod BR 222 Km 25 - Zona Rural Açailândia Maranhão (MA) 22437630368 2 Produção de carvão vegetal

Alsoni José Malinski Fazenda Cajazeira Zona Rural São Felix do Xingu Pará (PA) 00836931220 41 Criação de bovinos para corte

Alvany Dias Santana Fazenda 5 Estrelas Gleba Café, Projeto Tartaruga - Zona Rural, CEP:68501-000 Marabá Pará (PA) 06245188172 13
Criação de bovinos para corte

Antônio Barbosa Passos Fazenda Reluz Rod. BR 222 - km 100 a 48 km a direita Bom Jesus das Selvas Maranhão (MA) 46398066553 21 Criação de bovinos para corte

Antônio Carlos Osório Filho Fazenda Patrícia Rodovia BR-242, km 659, Novo Calendo - Zona Rural Wanderley Bahia (BA) 24531790120 22 Produção de carvão vegetal

Antônio das Graças Almeida Murta Fazenda Lagoinha BR 222 Km 85 - Zona Rural Açailândia Maranhão (MA) 07875916615 48 Criação de bovinos e cultivo de milho

Antônio das Graças Almeida Murta Fazenda Lagoinha Rua Rio Grande, 900, CEP: 65930-000 Açailândia Maranhão (MA) 07875916615 65 Criação de bovinos e cultivo de milho

Antônio Evaldo de Macedo Fazenda Outeiro (Macedão) Rodovia BR-135, km 189 - Zona Rural São Mateus do Maranhão Maranhão (MA) 05643996391 5 Criação de bovinos para corte

Antônio Fernandes Camilo Filho Fazenda Lagoinha Rod. BR 222, km 80 Bom Jesus das Selvas Maranhão (MA) 26319314672 27 Cultivo de Milho

Antônio Fernando Bezerra Fazenda Jardim Lote 01, Loteamento Brejão, primeira etapa - Rodovia Araguaína - Xambioá Araguaína Tocantins (TO) 05426359415 7 Criação de bovinos para corte

Antônio Gabriel de Paiva Fazenda Três Corações Rodovia Araguaína - Carmolândia, km 30, margem direita Carmolândia Tocantins (TO) 02520940182 4 Criação de bovino

Antônio José Assis Braide Fazenda Santa Rosa - Santa Luzia Maranhão (MA) 03540642315 46 Criação de bovino para corte

Antônio Nascimento de Souza Fazenda Santo Hilário Zona Rural Goianésia do Pará Pará (PA) 48179671534 16 Produção de carvão vegetal

Antônio Odalto Smith Rodrigues de Castro Perímetro Irrigado do Gurguéia - Alvorada do Gurguéia Piauí (PI) 14219549315 83 Cultivo de algodão herbáceo

Antônio Tadão Shirabe Fazenda Shirabe Zona Rural Luiz Eduardo Magalhães Bahia (BA) 28412303920 6 Cultivo de milho

Arilson Alves da Silva Fazenda Boa Esperança (Fazenda Santo Antônio) - Arapoema Tocantins (TO) 590323.91100 5 Criação de bovino para corte

Ariovaldo Vignoto Peres Fazenda Paineiras Rodovia BR-050, km 171, lote 03 - Zona Rural Campo Alegre de Goiás Goiás (GO) 38880580906 24 Cultivo de cebola

ATS Serviços Ltda. Fazenda Tuerê Folha 10, Quadra 11, lote 25 Marabá Pará (PA) 01646204000167 127 Criação de bovinos

Aurélio Anastácio de Oliveira Fazenda Iraque Rodovia PA-150, km 60, Zona Rural Eldorado dos Carajás Pará (PA) 04769112220 20 Criação de bovinos

Benedito Neto de Faria Fazenda Santa Teresa - São Félix do Xingu Pará (PA) 42735254100 8 Criação de gado bovino

Carlos Gualberto de Sales Fazenda Ana Carla Rodovia BR-316, km 414 - Zona Rural Alto Alegre do Maranhão Maranhão (MA) 04011805300 21 Criação de bovinos para corte

Carlos Luiz dos Santos Carvoaria do Carlinhos Estrada da Matriarca, km 65 – Colônia Nova Aliança – Zona Rural Ipixuna do Pará Pará (PA) 353.904.847-20 6 Produção de carvão vegetal

Carlos Newton Vasconcelos Bonfim Júnior Fazenda Brasília Zona Rural Alto Garças Mato Grosso (MT) 70913595500 124 Cultivo de algodão herbáceo

Cássio Garcia Guimarães Fazenda Santa Helena - Formoso Goiás (GO) 89083415600 5 Produção de carvão vegetal

Cia Melhoramentos do Oeste da Bahia Fazenda Estrondo Rodovia Anel da Soja, km 70 Formoso do Rio Preto Bahia (BA) 97435234000101 39 Cultivo de soja

Cornélio Adriano Sanders Fazenda Progresso Rodovia PI 247, km 50, Zona Rural Uruçuí Piauí (PI) 1940953200 21 Cultivo de soja

Dalva Navarro Fazenda São Miguel Estrada Rio Capim, Km 100 Paragominas Pará (PA) 79234275934 1 Criação de bovinos para corte

Daniel de Paiva Abreu Fazenda Santa Terezinha - Santa Terezinha Mato Grosso (MT) 45236100615 9 Criação de bovinos para corte

Diego Moura Macedo Fazenda Soberana Rodovia BR-316, km 383 - Zona Rural São Luís Gonzaga do Maranhão Maranhão (MA) 99210380363 24 Criação de bovinos para corte

Dirceu Bottega Fazenda Santa Rosa Fazenda Santa Rosa - Madeireira Bottega General Carneiro Paraná (PR) 159.095.909-44 9 Extração de madeira

Ecofértil Agropecuária LTDA. Fazenda Ecofértil - Aracati Ceará (CE) 07617675000204 4 Colheita de melão

Eduardo Dall Magro Fazenda Cosmos - Ribeiro Gonçalves Piauí (PI) 42638429015 21 Cultivo de soja

Eli Júnior Pereira Fazenda Capivara Zona Rural São Felix do Xingu Pará (PA) 53365542191 44 Criação de bovinos

Eliane Janete Balestreri Oliveira Fazenda Vitória Margem direita do Rio Capim - Zona Rural Paragominas Pará (PA) 05220883949 10 Criação de bovinos para corte

Elizabeth Guimarães de Araújo Fazenda Califórnia I e II Zona Rural Xambioá Tocantins (TO) 57651043120 17 -

Elizete Pereira de Faria Fazenda Nova Km 18 à esquerda da estrada Amaralina - Mutonópolis Amaralina / Mutunópolis Goiás (GO) 53700449100 6 Criação de bovinos para corte e produção de carvão vegetal

Enauro Claristino de Rezende Fazenda Salto Diamantino Samambaia - Mineiros Goiás (GO) 03893219153 3 Criação de bovinos

Energética do Cerrado Açúcar e Álcool LTDA. Usina Itarumã Rodovia GO-206, km 56
Itarumã Goiás (GO) 07688234000112 77 Cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de álcool

Enivaldo Canêdo Fazenda Santa Terezinha Estrada dos Fazendeiros, Região Tiborna - Zona Rural São Félix do Xingu Pará (PA) 23322039153 20 Criação de bovinos para corte

Eric Sobrinho Ávila - ME Fazenda Boa Vista (Carvão Negrinho e Carvão Ávila) Estrada Bonito - Barranco Branco, km 53 Porto Murtinho Mato Grosso do Sul (MS) 05518611000140 19 Produção de carvão vegetal

Ervateira Tradição da Palmeira Ltda. Fazenda São Jorge e Nossa Senhora das Graças Zona Rural Petrolândia Santa Catarina (SC) 94648284000170 13 Cultivo e colheita de erva-mate

Fábio Oliveira Ribeiro Fazenda Tabernáculo Rod. BR 227, Km 85 a 70 Rondon do Pará Pará (PA) 40245683291 24 Criação de bovinos para corte

Fatisul Indústria e Comércio de Óleos Vegetais LTDA. Fazenda Fatisul - Dourados Mato Grosso do Sul (MS) 26830240000107 9 Cultivo de soja

Fernando César Zanotelli Sítio Zanotelli Córrego Panquinhas - Zona Rural Pancas Espírito Santo (ES) 76504093761 22 Cultivo de café

Florisberto Leal Fazenda Nossa Senhora Aparecida Rodovia MT - 130, km 150 Paranatinga Mato Grosso (MT) 06622121850 46 Produção de semente de capim braquiária

Francisco Antelius Servulo Vaz Fazenda CEAP Fazenda Márcia Carla Codó Maranhão (MA) 080.277.733-34 2 Criação de gado bovino para corte

Francisco Medeiros Sobrinho Fazenda Indiaçu Gleba Gameleira, Rio Saranzal de Cima Palestina do Pará Pará (PA) 01215710410 5 Criação de bovinos

Genny Souza Oliveira - Zona Rural Mara Rosa Goiás (GO) 68932766134 12 Produção de carvão

Geraldo José Ribeiro Fazenda Boa Esperança - São Félix do Xingu Pará (PA) 03690865115 4 Criação de bovinos

Geraldo Otaviano Mendes Fazenda Genipapo - Carvoaria do Mendes Rodovia TO - 050, km 325 Conceição do Tocantins Tocantins (TO) 90929829620 4 Produção de carvão

Gerson Joaquim Machado Fazenda São Mariano III Estrada Wanderlândia - Ananás Darcinópolis Tocantins (TO) 21246165104 8 Criação de bovinos para corte

Gilberto Andrade Fazenda Boa Fé Caru Povoado Caru - Zona Rural Centro Novo do Maranhão Maranhão (MA) 03231607272 18 Criação de bovinos para corte

Gilson Rocha de Mello de Barreiras Fazendas Reunidas Lagoa da Betania (Carvoaria) - Santa Rita de Cássia Bahia (BA) 04413650000110 74 Produção de carvão vegetal

Haroldo Vieira Passarinho Agropecuária Maciel II - Tucumã Pará (PA) 09065695249 152 Criação de bovinos para corte

Herlon Pedro Pinto Ribeiro Fazenda Rio Branco Rodovia BR 222, km 85 - Zona Rural Rondon do Pará Pará (PA) 04342526549 14 Criação de bovinos para corte

Humberto Eustáquio de Queiroz Fazenda Rio Grande Rodovia BR 230, km 42 - Zona Rural Itupiranga Pará (PA) 07824300668 20 Criação de bovinos para corte

Iakov Kalugin Fazenda São Simeão Loteamento Santa Catarina, Lote 64 - Zona Rural Campos Lindos Tocantins (TO) 22184856991 20 Cultivo de soja

Indústria e Comércio de Ferro Gusa União Ltda (COFERGUSA) Fazenda Campo Largo do Rio Grande I Zona Rural - Tanguá Cotegipe Bahia (BA) 16557266000170 3 Produção de carvão vegetal

Indústria Ervateira Anzolin Ltda Indústria Ervateira Anzolin Rodovia BR 282, km 425 - Zona Rural Vargem Bonita Santa Catarina (SC) 78213402000161 13 Cultivo e colheita de erva-mate

Ipê Agro-Milho Industrial Ltda Ipê Agro-Milho Industrial Rodovia GO 222, km 5 Inhumas Goiás (GO) 02356143000166 14 Cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de álcool

Isaac Aguiar Fazenda Colônia - Ulianópolis Pará (PA) 04792815215 64 Criação de bovinos para corte

Itamar Ribeiro da Silva Fazenda Mata Azul Zona Rural Confresa Mato Grosso (MT) 12860921168 10 Criação de bovino

Itasider Usina Siderúrgica Itaminas S/A Fazenda Tayná - Carvoaria Menegueli Zona Rural Sucupira Tocantins (TO) 16852451000278 36 Produção de carvão / Siderurgia

Ivaldir Antônio Torres Fazenda Alto Alegre End.: Av. J.K. de Oliveira, 1366 Cassilândia Mato Grosso do Sul (MS) 14006049153 1 Produção de carvão vegetal

Ivan Domingos Paghi Fazenda Itália I Zona Rural Presidente Kennedy Tocantins (TO) 01683700856 6 Cultivo de soja

Jesus José Ribeiro Fazenda Minas Gerais II Zona Rural Presidente Kennedy Tocantins (TO) 18828213604 4 Criação de bovinos para corte

João Antônio de Farias Fazenda Minas Gerais Rodovia PA 010, km 85 - Zona Rural Ulianópolis Pará (PA) 01457853272 49 Criação de bovinos para corte

João Emídio Vaz Fazenda Santa Maria Rodovia GO 050, km 17 Trindade Goiás (GO) 02530295115 65 Cultivo de sementes de capim para criação de bovinos

João Feitosa de Macedo Fazenda J. Macedo Povoado Morada Nova - Zona Rural Bela Vista do Maranhão Maranhão (MA) 01282107372 17 Criação de bovinos para corte

João Henrique Meneghel Fazenda Guará do Meio Rodovia BR 020 - Km 60 - Zona Rural Correntina Bahia (BA) 68072937987 68 Cultivo de algodão

Joaquim Cândido Alves Moreira Fazenda Riacho do Fogo e Fazenda Três Riachos Zona Rural Santa Fé de Minas Minas Gerais (MG) 27115895600 8 Criação de bovinos e produção de carvão vegetal

Joaquim Faria Daflon Fazenda Castanhal Gleba Cajueiro Ananás Tocantins (TO) 00450170691 201 Criação de bovino

Jorge Alfredo Lauck Fazenda Nossa Senhora Aparecida Zona Rural Formosa do Rio Preto Bahia (BA) 24082333991 39 -

José Agnelo Crozetta ME Fazenda Lago Azul Estrada Marcelinha, 2150 Rio Branco do Sul Paraná (PR) 05.598.434/0001-59 14 Extração de madeira

José Alípio Fernandes da Silveira Fazenda Bananal BR 020, km 384 – Zona Rural São Desidério Bahia (BA) 307.298.740-87 5 Cultivo de soja

José Carlos Batista da Silva Fazenda Bom Jesus Estrada do Cascalho Branco Alcinópolis Mato Grosso do Sul (MS) 00523573847 4 Produção de carvão vegetal

José Carlos de Souza Barbeiro Fazenda Tapyiratynga Gleba Corumbiara, Linha 135, Setor 09, Lotes 51, 52, 61, 63A. 64B - Zona Rural Corumbiara Rondônia (RO) 04118898853 12 Criação de bovinos

José Carlos dos Santos Fazenda Bela Vista Terra do Meio - Zona Rural Altamira Pará (PA) 86270796172 19 Criação de bovinos para corte

José Escórcio de Cerqueira Fazenda Santa Bárbara e Bom Jesus Rodovia BR 222, km 135 - Zona Rural Monção Maranhão (MA) 01448730791 31 Criação de bovinos para corte

José Maia de Oliveira Fazenda Matrinchã Zona Rural Mineiros Goiás (GO) 01642103187 8 Criação de bovinos

José Maurício dos Santos - ME Fazenda Palmares do Peixe - Bonito Mato Grosso do Sul (MS) 07041102000102 8 Produção de carvão vegetal

José Nilo Dourado - ME Fazendas Pirangi e Três Marias Rodovia CE - 040, Km 95 Beberibe Ceará (CE) 02930365000140 15 -

José Nilson dos Santos Auto Guincho Jussara Ltda Rua Fellinto Muller, Quadra 118, Lote 05, JD Paula II Várzea Grande Mato Grosso (MT) 11164530100 2 Ferro velho

José Pereira Miranda Fazenda Córrego Caratinga Córrego Caratinga São João do Manhuaçu Minas Gerais (MG) 029.745.097-20 22 Cultivo de café

José Rezende Cruvinel Fazenda Diamantino Zona Rural Mineiros Goiás (GO) 01173782168 14 Criação de bovinos

José Ribamar de Oliveira Fazenda Consolação Rod. OP 03, Km 20 - Zona Rural CEP: 68521-000 Brejo Grande do Araguaia Pará (PA) 06152538149 58 Criação de bovinos para corte

José Rodrigues dos Santos Fazenda Ilha/Veneza - Capinzal do Norte Maranhão (MA) 02165163587 48 Criação de gado para corte

José Silva Barros Fazenda Vale do Rio Fresco Zona Rural Cumaru do Norte Pará (PA) 09533958200 261 Criação de bovinos e inseminação artificial

Laticínio Vitória do Xingu S/A Fazenda Rio Xingu Fazenda Rio Xingu Altamira Pará (PA) 02.115.212/0001-40 33

Lírio Antônio Parisotto Fazenda Lírio Antônio Parisotto Caixa Postal 24, Zona Rural Uruçuí Piauí (PI) 21367612934 8 Cultivo de soja

Lúdio Garcia de Freitas Fazenda Pedra Branca - Chapadão do Sul Mato Grosso do Sul (MS) 32183682191 7 Produção de carvão vegetal

Luis Felinto da Silva - ME Fazenda São José Zona Rural Selvíria Mato Grosso do Sul (MS) 08195108000199 5 Produção de carvão vegetal

Luiz Caetano da Silva Fazenda São José OP-03, km 28 - Zona Rural Brejo Grande do Araguaia Pará (PA) 10325417334 15 Criação de bovinos para corte

M. José Carvalho ME M. José Carvalho ME Furo dos Pardos S/N Afuá Pará (PA) 15749955000113 19 Coleta de palmito

Márcio Pedro de Souza Fazenda Três Pilões Zona Rural Mineiros Goiás (GO) 01288873115 4 Criação de bovinos

Marco Antônio Andrade Barbosa Fazenda Guanabara - Ananás Tocantins (TO) 18192920615 8 Criação de bovino para corte

Marcos Antônio Eleutério Neto Fazenda Garupa Estrada da União, Gleba Chinfrim Água Azul do Norte Pará (PA) 06761682134 15 Criação de bovinos para corte

Maria Castro de Souza Araújo Fazenda Pantanal Estrada Velha de Axixá à Transamazônica, km 05, margem esquerda Axixá do Tocantins Tocantins (TO) 28037170187 5 Criação de bovino

Maria José Carrijo Carvalho Fazenda Morada Zona Rural Mineiros Goiás (GO) 91038839149 3 Criação de bovinos

Max Neves Cangussu Fazenda Cangussu Zona Rural Bom Jardim Maranhão (MA) 09621768772 19 Criação de bovinos para corte

Mayto Baptista de Rezende Fazenda Mimosa Estrada rural, região do Capim Branco - Zona Rural Bandeirantes Mato Grosso do Sul (MS) 03420900627 9 Produção de carvão vegetal

Miguel Gomes Filho Fazenda do Miguelito Rodovia Transamazônica, km 62 Itupiranga Pará (PA) 06617441249 3 Criação de bovinos para corte

Móveis Rueckl Ltda Fazenda Campo Grande - Rio Negrinho Santa Catarina (SC) 85907012000157 1 Colheita de pinus / Fabricação de móveis

Mundial Construções e Limpeza Ltda - Distrito de Chapada - Zona Rural Ubajara Ceará (CE) 04740962000138 48 Serviço de limpeza de área de linha de transmissão de energia elétrica

Nei Amâncio da Costa Fazenda Progresso Zona Rural São Félix do Xingu Pará (PA) 90060148691 16 Extração de madeira

Nelson Donadel Fazenda Cachoeirinha - Destilaria Centro Oeste Iguatemi Ltda. (DCOIL) Estrada da Balsinha, km 15 - Zona Rural Iguatemi Mato Grosso do Sul (MS) 00804223068 498 Cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de álcool

Nelson Luiz Roso Fazenda Roso BR 020, km 70 Barreiras Bahia (BA) 036.068.926-87 67 Cultivo de algodão

Nivaldo Barbosa de Brito Fazenda Ladeirão Vicinal Portel, km 46 Pacajá Pará (PA) 29180538215 15 Criação de bovinos para corte

Nyedja Rejane Tavares Lima Fazenda Thâmia BR 222, km 47 Mata Sede Santa Luzia Maranhão (MA) 01403627703 30 Criação de bovinos para corte

Odier Alves de Freitas Fazenda Caiçara III - Selvíria Mato Grosso do Sul (MS) 44623984168 7 Produção de carvão vegetal

Olavo Demari Webber Fazenda Boa Sorte Gleba Alvorada - Zona Rural Porto dos Gaúchos Mato Grosso (MT) 21373434015 14 Criação de bovinos

Osvaldino dos Anjos de Souza Carvoaria do Osvaldino Carvoaria do Osvaldino Goianésia do Pará Pará (PA) 129.003.542-34 11 Produção de carvão vegetal

Paulo Rogério Sumaia Fazenda Pouso Alto Rodovia Aquidauana - Taboco, km 30 - Zona Rural Aquidauana Mato Grosso do Sul (MS) 08786091808 33 Produção de carvão vegetal

Pecuária Rio Largo Ltda. Fazenda Rio Dourado Margem direita do Rio Fresco, sn - Zona Rural Cumaru do Norte Pará (PA) 08156226000511 54 Criação de bovinos

Raimundo Nonato de Pinho Filho Fazenda São Carlos (Fazenda Caçula) - Xambioá Tocantins (TO) 13144740659 7 Criação de bovino para corte

Raimundo Pereira Nunes Fazenda Dourado Zona Rural Vitória do Xingu Pará (PA) 03923541104 10 Criação de bovinos para corte

Reflorestar Comércio Atacadista de Produtos Florestais Ltda. Fazenda Ouro Verde - Dois Irmãos Tocantins (TO) 07674312000120 21 Cultivo de eucalipto

Reginaldo Freire Leite Fazenda Boa Vista Zona Rural Claraval Minas Gerais (MG) 02839731886 24 Cultivo de café

René Moreira de Souza Fazenda Trairão - Bannach Pará (PA) 31934706191 17 Criação de bovino

Ricardo Ferrigno Teixeira Fazenda Campo Aberto Estrada do Café, km.40 - Zona Rural Barreiras Bahia (BA) 130.225.228-35 82 Cultivo de algodão

Ricardo Tavares de Andrade Distrito Irrigado do Rio Açu Setor 5, Lotes 44, 45 e 49 - Zona Rural Alto do Rodrigues Rio Grande do Norte (RN) 35079649453 29 Cultivo de melão, banana, melancia, maracujá e feijão

Rio Pratudão Agropecuária Ltda Fazenda Correntina Zona Rural Jaborandi Bahia (BA) 08793028000216 111 Cultivo de algodão

Roberto Barbosa de Souza Fazenda Barbosa Rodovia BR 222, km 413 - Zona Rural Santa Luzia Maranhão (MA) 33649065568 20 Criação de bovinos para corte

Roberto Demario Caldas Fazenda São Joaquim / Mequéns Zona Rural Pimenteiras do Oeste Rondônia (RO) 27656608915 219 Criação de bovinos

Romar Divino Montes Fazenda Vale do Paraíso II Zona Rural Curionópolis Pará (PA) 24208493100 15 Criação de bovinos para corte

Romildo Contarini Fazenda Santa Luzia - Ipixuna do Pará Pará (PA) 21571260749 7 Criação de bovinos para corte

Ronaldo Jesus Pereira Fazenda Piracanjuba I Rodovia BR 060, km 1315 - Paraíso Camapuã - Zona Rural Água Clara Mato Grosso do Sul (MS) 02794770152 6 Produção de carvão vegetal

Ronaldo Machado Correia Junior ME Fazenda Lageado e São Vitor Av. Onze de Dezembro, 1356 - Vila Angélica Jardim Mato Grosso do Sul (MS) 05835977000142 10 Produção de carvão vegetal

Ronnie Petterson Moreira de Melo Fazenda Vitórioa/Carvoaria do Ronnie Petterson(Brejão) - Almas Tocantins (TO) 65999428149 2 Produção de carvão

Rosana Sorge Xavier Fazenda Santa Luzia Estrada Maringá, Km 25 - Zona Rural Nova Bandeirante Mato Grosso (MT) 99327708849 16 Criação de bovinos para corte

Salomão Pires de Carvalho Fazenda Aldeia Lugarejo Boca do Carcado, Povoado Aldeia - Zona Rural Matões do Norte Maranhão (MA) 02435489749 11 -

Sandra Vilela de Freitas Oliveira Fazenda Nossa Senhora Aparecida Estrada Boa Esperança à Santo Antônio, Km 32 - Zona Rural Nova Ubiratã Mato Grosso (MT) 40556514149 14 Criação de bovinos para corte e exploração de seringais

Sbaraini Agropecuária S/A Indústria e Comércio Fazenda Cambarembé Rodovia Iguatemi, km 34 Amambai Mato Grosso do Sul (MS) 76068055001339 18 Produção de carvão vegetal

Sebastião Cabral Moreira Guimarães Fazenda Santo Antônio da Laguna Obs: fazenda desapropriada Barro Alto Goiás (GO) 07296738120 17 Criação de gado para corte

Sebastião Neves de Almeida Fazenda 05 Estrelas Gleba Nhandú, Estrada do Aragão - 12 Km de Novo Mundo Novo Mundo Mato Grosso (MT) 03142736115 126 Criação de bovinos para corte e aluguel de pastos a terceiros

Sílvio Zulli Fazenda Olho D´Água Estrada Coenge, km 16, Zona Rural Poconé Mato Grosso (MT) 07940246968 318 Cultivo de cana-de-açúcar

Sílvio Zulli Fazenda Olho D´Água Estrada Coenge, km 16, Zona Rural Poconé Mato Grosso (MT) 07940246968 22 Cultivo de cana-de-açúcar

Valdemar Rodrigues Fazenda Santa Rita Rodovia São Domingos do Araguaia, km 35 - Zona Rural São Domingos do Araguaia Pará (PA) 05235120159 16 Criação de bovinos para corte

Valdir Bueno de Faria Fazenda Grandes Rios - Tijucas do Sul Paraná (PR) 00028576934 11 Criação de bovino

Valfredo Macedo da Silva Fazenda Santa Clara Estrada de Itacaiunas, Km 56 - Zona Rural Novo Repartimento Pará (PA) 17281598300 41 Criação de bovinos para corte

Versátil Construção e Serviços Ltda Versátil Construção e Serviços Ltda Rodovia PA -125 , Bairro Industrial Paragominas Pará (PA) 02938040000104 21 Criação de bovinos para corte e cultivo de milho e arroz

Vicente Nicolodi Fazenda Uruará Rodovia Transamazônica, km 185, vicinal Transiriri, km 70 - Zona Rural Uruará Pará (PA) 09291326291 29 Criação de bovinos para corte

Vilma Ferreira Rodrigues Martins Fazenda Salto Diamantino Zona Rural Portelândia Goiás (GO) 53023714134 2 Criação de bovinos

Vilson de Araújo Fontes Fazenda Cabana da Serra Zona Rural - Morcego Santa Luzia Maranhão (MA) 02164957504 7 Criação de bovinos para corte

Vital Ferreira da Costa Fazenda Brejo das Araras - João Lisboa Maranhão (MA) 07006594634 5 Criação de bovinos para corte

Waldir Ramos Fonseca (Antiga Plantel) - - São Félix do Xingu Pará (PA) 18823149649 11 Cultivo de pinus

Walter Lúcio Klebis Fazenda Estrela Estrada do Cascalho Branco Alcinópolis Mato Grosso do Sul (MS) 72572957868 13 Produção de carvão vegetal

Weslei Lafaiette Ferreira Guimarães Carvoaria do Weslei Rodovia PA 150 - Zona Rural Goianésia do Pará Pará (PA) 54733359187 7 Produção de carvão vegetal

Wilson Ferreira da Rocha Fazenda California Rod. PA 150 - KM 142 - Zona Rural Goianésia Pará (PA) 45126313720 26 Criação de bovinos e produção de carvão vegetal


Total: 164

Fonte: www.reporterbrasil.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas