EXÉRCITO TERRORISTA NORTE-AMERICANO EXECUTA CIVIS

Um vídeo publicado por um portal da internet questiona a versão oficial sobre como o Exército dos Estados Unidos matou 11 iraquianos, entre os quais um fotógrafo e um motorista que trabalhavam para a «Reuters» em 2007.

As imagens, divulgadas esta segunda-feira pelo site wikileaks.org, mostram, a partir da visão do piloto de um helicóptero Apache, os disparos contra um grupo de homens armados e outros desarmados nas ruas de um bairro da Nova Bagdad.

Entre eles, estavam o fotógrafo da Reuters Namir Noor-Eldeen e o motorista, Saeed Chmagh, que morreram em 12 de Julho de 2007 no ataque.

O vídeo, apresentado em Washington e intitulado "Assassinato Colateral", descreve também o resgate das vítimas, entre elas duas crianças feridas.

No dia seguinte ao ataque, o Exército americano explicava a morte dos funcionários da agência como parte de um confronto entre suas tropas e insurgentes. Mas no vídeo é possível ver um dos militares a pedir autorização para disparar e outro que responde que um dos homens está a disparar contra o helicóptero, o que não é visível nas imagens onde apenas se vê os homens a falar entre si.

Um porta-voz militar disse ao jornal The New York Times que "não há dúvida que as forças de coligação estavam claramente em operações de combate contra uma força hostil".

A agência Reuters exigiu sem sucesso uma investigação das circunstâncias e a obtenção do material audiovisual no âmbito da Lei de Liberdade de Imprensa.

Entretanto, a Reuters já garantiu a veracidade destas imagens: "o vídeo divulgado hoje através da Wikileaks é uma evidência gráfica dos perigos que implica o jornalismo e as tragédias que podem acontecer", diz a agência em comunicado.

Sem dúvida, este vídeo mostra a regra e não a exceção do que acontece no Afeganistão e Iraque. Civis sao mortos sem piedade e o que vemos nos noticiários é apenas uma reportagem apologética que sempre marginaliza os locais e vangloriam os militares americanos (ou britânicos, alemães, etc).

Algumas das frases chocantes ditas pelos soldados:
"Vamos lá. Atire! "

"Tudo bem, eu acertei nele." (Ha ha)

"Ah, sim, olhe para aqueles bastardos mortos."

"Nós temos um indivíduo que quer escapar" (Momentos depois)

"Venha camarada." (Para o homem rastejando) "Tudo que você tem a fazer é pegar uma arma " (e então ele poderia abrir fogo)

"Estou tentando conseguir permissão para atirar." (a van que veio recolher os feridos) "Vamos lá, nos deixe atirar!"

"Ah, sim, olhe para isso. Bem no meio do para-brisas! Ha ha! "

(Ao descobrir que tinham atirado em crianças) "Bem, é culpa deles para trazer as crianças para uma batalha." "Isto mesmo! "

"Acho que acabei de passar por cima de um corpo." (Risos) "Talvez tenha sido apenas uma ilusão visual. Mas parecia que foi um corpo. "

Fontes: A NOVA ORDEM MUNDIAL - http://www.anovaordemmundial.com/
            WIKILEAKS - http://wikileaks.org/
Postar um comentário

Postagens mais visitadas