POLÍTICA DE OBAMA PARA A AMÉRICA DO SUL



QUANDO O DIFERENTE É O MESMO


Passada a euforia promovida pela mídia com a eleição do primeiro presidente negro (ou afrodescendente, conforme o vocabulário do Departamento de Estado do Grande Irmão, adotado no Brasil pelos bolsistas financiados pela Fundação Rockfeller)e com a consequente volta do Partido Democrata ao poder, podemos observar que a prática não corresponde às expectativas geradas, provavelmente superdimensionadas pelo desastroso período Bush.

Se por um lado, no plano econômico, Obama financia o fraudulento sistema bancário norte-americano, valendo-se de recursos do contribuinte para recuperar um sistema que aparentemente nada aprendeu com a crise, socorrendo criminosos especializados na montagem da falsa ilusão de prosperidade, as bolhas sobre as quais flutua a face contemporânea do capital, por outro lado, mantém a mesma política de governos passados em relaçao à América do Sul, subordinando-a aos interesses comerciais e financeiros dos Estados Unidos. A prova maior disso é o atual processo de uso de bases militares colombianas.

A justificativa apresentada para tal medida, vista como ato de soberania colombiana, não convence. Não esconde a preocupação com a perda da influência política de Washington na região e, consequentemente, revela os temores com a perda de mercados e do livre e baratíssimo acesso às riquezas dos países sul-americanos, mais especificamente ao petróleo, à amazônia, às reservas de água e às jazidas de minérios usados na indústria bélica.

A posição estratégica da Colômbia e a ressurreição da IV Frota são lances de um mesmo jogo, no qual as mesmas intenções pacíficas formam uma mambembe cortina de fumaça. O gesto da diplomacia de Obama é claro: aterrorizar, marcar terreno, revelar quem manda nessa parte do mundo. Em suma, trata-se da velha tática: quem não reza pela cartilha ianque pertence ao eixo do mal, deve ser visto como barbudo, comunista, terrorista, demônio e, se não puder ser neutralizado, deverá ser eliminado.


Zantonc




Localização das instalações

Ao transferir as suas bases do Equador Para a Colômbia, os norte-americanos pretendem aproveitar as vantagens das instalações das forças armadas da Colômbia, aproveitando também o facto de aquele país ter saída para o Pacífico e para o Mar das Caraíbas.

Todas as instalações que serão utilizadas encontram-se no centro e no noroeste do país. Essas instalações não se encontram junto s qualquer fronteira e a maior proximidade é entre a base de Larandia e a fronteira com o Equador (150km). Esta base também é a instalação mais próxima do Peru (170km). Em termos de distância, a base mais próxima da Venezuela é a de Malambo (210km). A base mais próxima do Brasil, também é Larandia, que fica a 600km da fronteira brasileira.


Assim, as sete instalações militares são as seguintes:

Bases navais: Aproveitando a particularidade de a Colômbia ter costa para dois ocenos:

Base naval de Cartagena

A principal base da marinha da Colômbia situa-se na costa do mar das Caraíbas. Estão ali as principais instalações navais e de suporte da marinha do país e os principais navios da esquadra.

Base naval de Buenaventura

Esta base fica situada na baía de Buenaventura e é a maior instalação naval Colombiana na costa do Pacífico. A base não tem o mesmo tipo de condições que a base de Cartagena e é utilizada pelos fuzileiros navais.


Duas bases do exército poderão ser utilizadas. Uma delas tem grandes dimensões e uma pista que pode servir para aeronaves de trasnporte pesado. A outra é uma base avançada mais próximo da Amazónia. As duas têm vastas possibilidades para criação de novas instalações de apoio.

Base do exército colombiano em Tolemaida, Cundinamarca

É a mais moderna e também a principal base operacional do exército colombiano. É a sede da sua força de reação rápida e é utilizada também para a luta contra o narco-tráfico.
A partir desta base operam helicópteros e aeronaves do exército. Dispõe de uma pista com cerca de 2.800m de comprimento.

Base do exército colombiano em Larandia

Esta base situa-se no Centro-sul da Colômbia, na região de Caquetá, com alguma proximidade com a fronteira com o Equador (150km) e com o Peru (170km).
A base possui uma pista de 1700m de comprimento, embora não esteja preparada para grandes aeronaves. Estão ali baseados vários helicópteros de ataque e transporte.

As bases aéreas são três. Uma delas é também um aeroporto covil (cidade de Cartagena). A principal é a base de Puerto Salgar e uma terceira base a sul de Bogotá pode ser utilizada para operações de vigilância.

Base aérea de Puerto Salgar

Também conhecida como base de «Palenquero» é a base mais importante da força aérea colombiana. Ali estão alguns dos meios aéreos de combate mais sofisticados, como é o caso dos Mirage/Kfir. Tem uma pista com 3.000m de comprimento e espaço suficiente para extensão das suas capacidades.

Base aérea de Malambo (CAC-4)

Situa-se no norte da Colômbia na costa do mar das Caraíbas e é a base nr. 4 do Comando Aéreo de Combate (CAC-4). Utiliza a mesma pista do aeroporto civil da cidade de Barranquilha. Estão ali baseadas aeronaves especializadas em ataque ao solo, como o Supertucano.

Base aérea de Villavicencio / Apiay

Esta base aérea na região central da Colômbia situa-se a leste de Bogotá, na cidade de Villavicencio. É conhecida como CAC-2, possui uma pista de 2.500 metros situada a 350m de altitude e é utilizada como base para aeronaves ligeiras de ataque como o Supertucano. Esta base fica situada a 100km a sudeste de Bogotá, que é uma cidade com uma altitude média de 2.500m.

Fonte: www.areamilitar.net

Comentários

Postagens mais visitadas